segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CONTAGEM DE CARBOIDRATOS-02/06/2010


CONTAGEM DE CARBOIDRATOS
Uma ferramenta muito útil para o controle da glicemia. 
Existem vários métodos pelos quais as pessoas portadoras de Diabetes podem planejar sua alimentação e manter a glicemia o mais próximo do normal possível, juntamente com a medicação e atividade física. Um desses métodos é a Contagem de Carboidratos.                                                                                    
A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional, onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições e lanches, com o objetivo de manter a glicemia dentro de limites convenientes. A razão pela qual você deve focalizar em contar gramas de carboidratos é porque os carboidratos tendem a ter maior efeito na sua glicemia. Quando você entende como contar carboidratos, você tem uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar. E também, pode controlar sua glicemia mais precisamente.             
A Contagem de Carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com Diabetes. Também é muito útil, até mesmo indispensável, para aquelas pessoas que utilizam como forma de tratamento a terapia com múltiplas doses de insulina ou sistema de infusão contínua de insulina, onde esta poderá ser ajustada, baseada no que a cada pessoa consome de alimentos.                                                                 
A contagem de carboidratos é tema de cursos na ABAD e a presença dos sócios e interessados no assunto é muito importante!
Informe-se na ABAD. Telef. 3815 3244
Daniela Cravari.
Nutricionista
Fonte: SBD

Sugestão para as festas juninas
Quentão Diet
Ingredientes

1xicara (chá) de suco de maçã pronto ( sem açúcar )
3 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
1/2 limão em fatias
3 rodelas de gengibre
1 canela em pau
3 cravos da índia
2 1/2 xícaras (chá) de água
casca de laranja à gosto.

Modo de preparo :

Misture o limão, a canela, o gengibre, a casca de laranja, e o adoçante numa panela. Leve ao fogo brando e adicione aos poucos a agua e o suco de maçã. Ferva por aproximadamente 15 minutos.Sirva bem quente.

Rendimento : 4 porções de 200 ml
 Valor nutricional por porção :
Carboidratos :11g
Calorias : 50 kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário