domingo, 19 de setembro de 2010

ASPECTOS PSIQUICOS EM DIABETES-18/08/2010


Estimativas nos mostram constantemente que o diabetes, doença crônica, atinge milhões de pessoas, e esse número tende a aumentar em função da crescente vulnerabilidade à qual nos expomos diariamente: ambientes favorecedores de má qualidade de vida, sedentarismo, alimentação desorientada, estresse e dificuldades no trato emocional. Tais aspectos ambientais e psíquicos, quando acrescentados aos fatores genéticos (herdados), podem suscitar em diabetes.
O desenvolvimento humano, assim como o de uma doença, obedece a uma relação dialética entre psique, soma e o meio no qual se vive, havendo uma busca constante de equilíbrio para algo que seja ameaçado. Desta forma, a dinâmica do adoecer ganha causalidade múltipla e integrada.
As grandes modificações no estilo de vida, causadas pelo diabetes, constituem uma das maiores variáveis de dificuldade de aceitação da doença. Essa doença determina mudanças nas atividades diárias da pessoa, o que pode ser vivenciado sob luz de sentimentos, como regressão, perda da auto-estima, insegurança, ansiedade, negação da situação apresentada e depressão.
No entanto, o modo de enfrentamento da doença é algo subjetivo, individual, e se diferencia dependendo da organização mental e estrutura psíquica de cada um. Entende-se que qualquer sintoma, seja mental ou somático é, antes de tudo, uma manifestação do sofrimento do sujeito, e por si só, culmina em perturbação do equilíbrio da economia psicossomática, devido à ameaça que representa para o paciente.
O falar sobre a doença possibilita trabalhar as fantasias suscitadas por ela, bem como a elaboração e aceitação da doença, seja em processo grupal ou psicoterapêutico individual. Os grupos possibilitam a troca entre iguais, favorecendo a coesão e a solidariedade, o compartilhar de sentimentos e dúvidas, e assim aprender a conviver melhor com a doença, garantindo maior adesão aos tratamentos propostos, compreensão do funcionamento psicossocial, e ganhos de qualidade de vida. Da mesma maneira, o trabalho psicoterapêutico individual, pode ser realizado com crianças, adolescentes, adultos e pais, que quando implicados no tratamento dos filhos, tornam-se membros fundamentais no cuidado do diabetes e na execução das intervenções.

Rebeca Mueller Kakuda
Psicóloga
CRP: 06/92601


A ABAD oferece, a todos os Portadores de Diabetes, atendimento psicológico individual e também grupos de apoio com as Psicólogas voluntárias:
-Rebeca Mueller Kakuda   -CRP: 06/92601
-Paula Ferreira Ranalli   -CRP: 06/89892

 Agendamento para consultas ou participação  em grupos :
-na ABAD: Rua General Teles, 171
-Por telefone: 3815 3244
-Por e-mail: abadbtu@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário